Pós-Graduação

Tricologia Lato Sensu

O Curso

O cabelo é um dos elementos mais importantes da aparência de uma pessoa. Do grego “Thricos” – cabelos e “logos” – estudo, definem a Tricologia como área da ciência que visa solucionar os problemas relacionados ao cabelo e couro cabeludo.

No Brasil, assim como em outros países, é nítido o crescente interesse pelos profissionais que compreendem quão afetada permanece a qualidade de vida do indivíduo que sofre com problemas capilares. Desta necessidade então, surgiu o curso de Pós-Graduação em Tricologia.

O curso de Tricologia forma profissionais médicos para atuarem no diagnóstico e tratamento das mais diversas condições do cabelo e do couro cabeludo, e também como cirurgiões em transplantes capilares.

Reconhecimento do Curso:
De acordo com a Resolução do MEC – CNE/CES no.1 de 08 de junho de 2.007.
Público-alvo:
Profissionais com Graduação em Medicina.
Outra possibilidade: Após cursar dois anos de Dermatologia, o aluno pode optar pela especialização em Tricologia (3º ano).
Objetivos:
O curso tem por objetivo desenvolver nos profissionais o conhecimento diferenciado das técnicas de diagnóstico e tratamento em Patologias do cabelo, doenças do cabelo e couro cabeludo, calvície cirúrgica e não cirúrgica, transtorno do folículo piloso, excesso de pelos e pelos indesejados, tratamentos cosméticos, shampoos e condicionadores, medicamentos, suplementos para o cabelo, patologias endócrinas associadas a queda de cabelo, estética dos cabelos, alisadores e químicas do cabelo, laser e leds para tratamento capilar, tecnologias associadas ao tratamento dos cabelos.
Características:
O único curso de pós-graduação na área da região sul.
Trata-se de um curso teórico-prático com ambulatório específico de tricologia em todos os encontros, com preceptores experientes, um turno por módulo.
Cirurgias para calvície também fazem parte do programa, sendo realizados procedimentos cirúrgicos em todos os módulos do curso, com capacitação para a realização de micro enxerto capilar – Cirurgia da Calvície.